domingo, 3 de fevereiro de 2008

Síndrome de dumping

“O Gustavo está com moleza e suando frio...”

“Posso comer doces e gorduras ?” é assim que o site do Instituto Garrido* apresenta a questão do dumping no processo de redução do estômago.

Toquei nesse assunto porque hoje tive minha primeira experiência com a chamada “síndrome de dumping”: foi com um copo de suco de laranja. Atento a outras coisas, acabei bobeando com os líquidos que devem ser tomados durante a tarde e por volta das 17h00, tomei meio copo de suco de laranja. Dito e feito: em questão de minutos senti moleza, um pouco de frio e vontade de ir ao banheiro.

Liguei para minha médica, que me orientou a deitar e esperar, pois essa sensação ruim iria passar logo.Ela já havia comentado sobre essa possibilidade e que – até então – não havia acontecido. A sensação foi assustadora - principalmente pelo fato de não conhecer os sintomas - mas em 20 minutos eu já estava bem.

De acordo com o site do Instituto Garrido o que causa o “dumping” são alimentos doces e calóricos como: pudins, sundaes, Milk-shakes, sorvetes, leite condensado entre outros.

Minha endocrinologista me orientou a comer doces somente após ter ingerido algum tipo de comida salgada, que, além diminuir a porção do doce, colabora com a perda de peso e previne o “dumping”.

“...fala para ele deitar que logo vai passar.”

* http://www.institutogarrido.com.br/

52 comentários:

Unknown disse...

é infelizmente eu tb já experimentei a síndrome... mas foi com suco de uva... horrívelllll mas passa rápido!agora suco de laranja é muito calórico, a minha nutricionista proibiu, e toma-lo de estômago vazio já era!! É duro se acostumar com os horários, mas devagar acho q a gente chega lá... beijão

Carla Soares disse...

Oi Gustavo...
Meu nome é Carla, é a primeira vez que utilizo o meu blog para postar, não sei muito bem utiliza-lo...
Eu estou querendo fazer a cirurgia, tenho muitos amigos e meu irmão tb fez, mas a do meu irmão foi outra tecnica...
Já estou fazendo os exames e vamos ver no que dá...
Gostei muito da sua atitude de montar um blog, assim podemos acompanhar de perto um colega operado...
Quanto ao dumping, minha amiga operou há 2 anos e meio e esses dias, ela comeu chantily e foi parar no pronto socorro... mas é a primeira vez que ela fica muito mal mesmo...
Boa sorte na sua caminhada, que Deus te abençoe e tudo de bom...
Beijos..

regina disse...

estou passando por isto
fiz uma gastrectomia total
meu medico nao falou nada sobre a sindrome de dumping e quando comecei sentir, fiquei apavorada, achando que ia morrer
hoje sei que é normal acontecer, no meu caso
graças a deus, que melhoro logo, só preciso me deitar um pouco
boa sorte pra vcs

Anônimo disse...

Olá,

é a primeira vez que posto um comentário........ hj tive meu primeiro dumping e não foi com doce, foi com um pão de queijo. Já havia passado muito o meu horario de alimentação e eu estava resolvendo assuntos na rua resolvi comprar um pão de queijo e comer andando mesmo pq estava com pressa..... depois de uns 15 minutos que terminei de comer veio a sensação de sono, corpo mole, suor...... foi uma sensação bem ruim mas passa.

Anônimo disse...

Oi Gustavo, pelo que li acho que o que senti ontem foi isso...Estou operada a 80 dias, e passei no drive thru (acho que é assim que escreve)...tomei meio copo de milk shake e comi três batatinha fritas enquanto dirigia, cheguei em casa só por Deus, suava, sentia dores de cabeça, náusea, parecia que ia vomitar, além de uma tremenda cólica. Agora entendi e não vou cometer o mesmo erro. Valeu!!!

Aparecida disse...

Aparecida
Oi Gustavo
Minha mãe passou por uma cirugia para a retirada de um cancer no estomago, já faz uns 10 meses e desde alguns meses estamos com muita dificuldade para alimentá-la, pois ela passa muito mal e vomita tudo que ingeriu. será que é a síndrome que está causando isso?

analucia disse...

Oi, meu nome é Ana Lúcia e é a primeira vez que estou escrevendo em um blog. Fiz a cirurgia bariátrica ha um ano e infelizmente tenho sindrome de dumping. Passei mal a primeira vez na rua, numa farmácia, onde por achar que era apenas uma queda de pressão tomei um café cheio de açúcar. Piorei! Achei que fosse morrer! Hoje, tenho que ler todos os rótulos do que compro para não comprar nada que contenha açúcar. É horrível. Eu adoro doces, e nunca mais poderei come-los...

Unknown disse...

Olá Gustavo, fiz a cirurgia bariátrica há três meses e meio e fui abençoada tanto na cirurgia qto o pós operatório: não senti nenhuma dor, não tive vômitos, enfim nada, fiz junto à redução a de hérnia abdominal e até agora não tive restrição a nenhum alimento, estou super bem e já emagreci 25 quilos, após o terceiro mês o meu médico Dr. Itamar Trindade Neves Epifânio de Jaú - SP, liberou para fazer exercícios físicos. Estou muito feliz.
Bjs.
Rosa

Unknown disse...

ola gustavo,boa noite!!!!
hoje depois de 5 meses de cirurgia,tive um episódio de sindrome de dupping,foi horrivel,uma sensação de morte iminente......tive frio,sensação de desmaio,tremores,sono dentre outras coisinhas,melhorei após 30 minutos depois de deitar e dormir....mas é muito ruim,há e isso aconteceu com suco de maracujá,agora estarei mais atenta aos alimentos ingeridos pra tentar não ter mais isso.... bjs e boa noite!!!!!

Anônimo disse...

to pensando em fazer essa cirurgia e não sei muito bem o que esperar no pós-operatorio, fiquei um pouco assustada,alguem ai pode me esclarecer mais,essa sindrome so se manifesta com doces, obrigada.

Anônimo disse...

como são as sensações, é tremedeira, calafrios, o que se sente, me falem por favor, brigada.

janaiona disse...

Oi, estou com 18 dias de cirurgia e esatou morrendo de medo de não emagrecer. Será possívelisso acontecer?

Janaina disse...

Gente, intalar é normal?

Unknown disse...

Mel: gente, tenho mais de 1 ano de operada, e tudo o que eu li, os comentários das pessoas, eram terríveis, e na realidade, nada disso é assim ruim!!!para quem quer operar, é só seguir a risca as orientações médicas, e vc pode sim comer de tudo, até doces, mas em pouca quantidade, e na hora certa. enfim, ter a vida que um artista ou pessoa que gosta do corpo e da saude tem. comer nos horarios certos, e nas quantidades certas. quem tem condições procure tratamento conjunto com psicologo e nutricionista ou nutrologo, pois a obesidade está sim na genetica e na mente! o dumping é favorável, pois se o tiveres, será mais facil o controle posterior de peso. vc só passa um pouco mal, como qdo a pressao cai, etc. logo passa..limao com um pouquinho de sal, ajuda a passar mais rapido. mas se estamos tendo dumping, é hora de rever a mente, as ansiedades e os costumes. pois, ele vem qdo algo se faz de errado! viver é um risco, para magros, altos, baixos e gordos, qualquer um.nada é duro, nesse caminho. nada é como as pessoas postam, aumentam muito. a gordura é perigosa, muito mais que a cirurgia. tenho uma vida normal, estou otima, com 45 kg a menos, nao precisei fazer plasticas, estou linda e saudavel, pq segui a risca as orientações, tenho acompanhamento pscilogico, nutricionista e fisiologista da academia. nao me arrependo, e se nao tivesse feito a cirurgia, hj estaria morta.! cuidem-se, com cirurgia ou sem cirurgia.
quero anima-los..sempre..bjs queridos e força. bjs ao dono do blog

adri disse...

OI PESSOAL, EM MARÇO FAZ 3 ANOS QUE FIZ A REDUÇAO DE ESTOMAGO E DESVIO DE INTESTINO, TENHO A SINDROME DE DUMPING, MAS CONVIVO COM ELA NORMALMENTE, NÃO COMO DOCE SEM TER ALGUM SALGADO JUNTO, DESTES 3 ANOS EM NOVEMBRO QUE FOI O PIOR, FUI EM UM CASAMENTO, JANTEI, E QUANDO FUI COMER UM DOCINHO, NA HORA NAO ME FEZ BEM, O LOCAL ESTAVA MUITO QUENTE E TENHO PRESSAO BAIXA, ENTAO AVISEI MEU MARIDO PARA SAIRMOS PARA FORA, MAS NAO CONSEGUI E DESMAIEI NO LOCAL. ALGUNS MINUTOS DEPOIS VOLTEI, E COMI ALGO SALGADO E TUDO BEM. SEMPRE PENSEI ANTES DE COMER DOCES, AGORA DEPOIS DESSA EM LUGARES PUBLICOS NÃO COMO.
BJUS A TODOS.

Anônimo disse...

TENHO 3 ANOS QUE FIZ A CIRURGIA BARIÁTRICA E AINDA SINTO A SINDROME DO DUMPING. PARA QUEM SE ASSUSTA COM A PRIMEIRA REAÇÃO SÓ POSSO TRANQUILAR DIZENDO QUE A SENSAÇÃO É RÁPIDA, MAS QUE EM ALGUMAS PESSOAS COMO EU PODE PERDURAR POR ALGUNS ANOS. O LEGAL MESMO É MANTER-MOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E INGERIR GORDURA OU DOCE COM CALTELA. MESMO PASSANDO POR TODAS AS COISINHAS RUINS DECORRENTES DA REDUÇÃO DE ESTÔMAGO, SINTO-M MUITO FELIZ COM O RESULTADO E COM A VIDA QUE TENHO HOJE. ABRAÇOS PARA TODOS E "CABEÇA FRIA"!

Unknown disse...

oi GustAVO
fIZ A CIRURGIA BARIATICA HÁ 5 ANOS ,NO COMEÇO TUDO BEM , MAS AGORA de um ano para ca tenho tido umas sindromes dumping , cada vez mais periodicas , faleei co minha medica vou fazer alguns exame. tenho tido com amidos pão e pão de queijo, batas , mandioca etc ) consigo controlar deitando um puco e ingerid0 uma fruta. Mas a sensação e teerrive e demora muito e mais tardia.
Mas tudo bem e melhor assim a gente não pode ter tudo de uma so vez .

Unknown disse...

Fiz a cirurgia há 9 meses. Emagreci 44 kg (hj peso 64, com 1,70), tenho Dumping e devo confessar, que gosto disso. Não dos sintomas, obviamente. São horríveis mesmo. Da primeira vez cheguei a desmaiar...mas depois pensei: Conheço tanta gente que operou e engordou novamente...pq se entupia de doces, sorvetes. Eu realmente não vou engordar nunca mais. Além dos doces, não posso comer carboidratos em grande quantidade. Meu médico falou que só existe um jeito de não ter Dumping...não comer o que não pode. E se formos pensar, o que não pode é justamente o que não presta, o que não é saudável, o que não tem vitaminas. Então, troquei os doces pelas frutas, os carboidratos pelas fibras e legumes. Além de me manter magra, continuo saudável. Pra mim, é muito mais prazeroso comprar uma calça 38 do que tomar um sundae ;)

fernanda leticia disse...

fernanda leticia!!! eu tb já tive a sindrome , realmente foi horrível mas quando deito e durmo logo passa,na verdade o importante e fazer tudo o que os medicos manda para não termos problema.Tenho 4 mese de cirurgia estou super bem graças a jeová, mas sempre tenho que tomar cuidado. beijos a todos que querem fazer a cirurgia!!!!

Unknown disse...

OI, FIZ GASTROPLASTIA A 25 DIAS, TIVE DUMPING DUAS VEZES, COM UM PEQUENINO PEDAÇO DE PUDIM E ONTEM COM UM POUCO DE PAVÊ. FOI HORRÍVEL. DEITEI DORMI, MAIS QUANDO ACORDEI FOI PIOR, POIS TIVE UMA DIARRÉIA TERRÍVEL, VONTADE DE VOMITAR, PENSEI QUE IRIA MORRER. ACHO QUE NUNCA MAIS VOU COMER DOCES. MAIS O IMPORTANTE É FICAR LINDA! JÁ PERDI 10 QUILOS EM 25 DIAS.
BEIJOS...

Marisa disse...

Meu nome é Marisa, fiz a cirurgia bariátrica há 5 anos, e tenho sentido alguns sintomas, como calor exessivo, muito suor, sensação de desmaio, e depois passo pelo menos dois dias muito mal, comecei a sentir isso uns 2 anos após a cirurgia. Numa crise achei ate que esta tendo um AVC, pois fiquei com a lingua enrolada, mas eu creio q é hipoglicemia, pois nestas ocasiões a glicemia estava muito baixa, 41, 32,50,56. O médico que me operou acha q é dumping, mas não tenho diarreia e não passa rápido, alguem pode me dar uma opinião? desde já agradeço.

Unknown disse...

Oi, meu no me é Érica, fiz a cirurgia a 23 dias e tirando a vontade louca que estou de mastigar alguma coisa, o resto esta indo tudo muito bem. Estou seguindo o mais certo possível as orientações do médico e da nutricionista, não tive vômito, enjoo, náusea... nadinha nadinha... Até terça feira passada já tinha eliminado quase 10 quilos e estou muito feliz... O meu medo é a danada da Sindrome de Dumping, fico apavorada só de pensar, mas tenho certeza que um dia vai acontecer...rsrsrs... Beijo a todos!!!

Anônimo disse...

Fiz a redução a 6 anos, tenho a síndrome constantemente pois comecei a ficar muito gulosa, porém ontem ingeri duas fatias de pão caseiro com bastante geléia de goiaba, fiquei muito mal fui para a enfermaria de onde trabalho e fiz o teste de glicose e estava em 297, fui a PS que de nada adiantou então marquei retorno com meu médico pois temo estar com diabetes. Já aconteceu algo semelhante com alguém?

Anônimo disse...

Meu nome é Mércia e juntamente com minha filha, estamos cuidando do meu genro que fez cirurgia bariática. A cirurgia em si foi ótima, a recuperação estava indo bem, porém depois de 5 dias e já em casa. ele passou muito mal com calores intensos muita sede e dores insuportáveis. Voltou ao hospital e foi reoperado e os médicos retiraram mais de dois litros de líquido e pus do abdômen. Durante essa 2ª cirurgia ele teve duas paradas cardíacas, e teve que ficar uma semana na UTI, em coma induzido. Graças a Deus, ele já está em casa e muito bem; se recuperando a olhos vistos. Hoje, depois de ler os comentários deste blog, entendi o porquê das dores que ele está sentido. A partir de agora vamos ficar mais atentos quanto a sua alimentação.
Obg pelas dicas
Mércia Cordeiro

Lucas e mamãe disse...

Olá!
Fiz a cirurgia bariátrica há 22 dias e lá se foram quase 10 kg. Estou muito feliz com minha decisão. Não experimentei ainda a terrível experiência do Dumping mas após ler cuidadosamente todos os comentários do blog, os cuidados com minha alimentação vão aumentar!!! Boa sorte a todos!!!

JOSETE disse...

Olá Gustavo,por causa de um câncer gástrico,minha mãe foi submetida a uma gastrectomia total em maio deste ano.Foi bom ter encontrado seu blog,pois assim consegui compreender que os enjôos que ela sente são decorrentes do dumping.Ela sente enjoos após o café da manhã, e vai melhorando no decorrer do dia e de vez enquanto sente tonteiras .É muito complicado ver quem a gente ama sofrendo com esses sintomas,mas tenho fé em Deus que tudo isso um dia vai passar e ela vai ficar bem.Um grande beijo no coração e muito sucesso pra você.

Anônimo disse...

ola sou claire ...
foi diagnosticado na sexta feira com dumping syndrome ..... nunca foi operada ao estomago ... E estou a sofrer com nauseas e diarreia há 8 semanas ... medicos familia 3x hospitaal 3x ate ser diagnosticado... estou em casa com medicacao.. + ainda nao tenho melhoras ... sei nao posso comer doçes, fritos e tenho comer fibras ... ja nao seo o que há de fazer ... vou experimentar deitar apos de comer !! obrigado pela a ajuda Deus benÇoa nos que sofrem com dumping syndrome .... E arranjar um nome + bonito para o mesmo ...

Anônimo disse...

ola sou claire ...
foi diagnosticado na sexta feira com dumping syndrome ..... nunca foi operada ao estomago ... E estou a sofrer com nauseas e diarreia há 8 semanas ... medicos familia 3x hospitaal 3x ate ser diagnosticado... estou em casa com medicacao.. + ainda nao tenho melhoras ... sei nao posso comer doçes, fritos e tenho comer fibras ... ja nao seo o que há de fazer ... vou experimentar deitar apos de comer !! obrigado pela a ajuda Deus benÇoa nos que sofrem com dumping syndrome .... E arranjar um nome + bonito para o mesmo ...

clau disse...

oi querido..
fiz a cirurgia a 20 dias e estou meia assustada pelos comentarios que eu vi aqui..ainda estou na papimha mais tenho fé em Deus que quando for para alimentação solida meu organismo ira se reagir bem,pq estou seguindo a dieta a direitinho...vou começar a chupar uma balinha tipo assim duas lambidinhas e jogar fora para o meu organismo se acostumando com o açucar e nao da os sintomas
fico muito feliz de hj poder estar aqui dando esse depoimento,
se estou aqui hj pq DEus quer...
bjinhossss fica com Deus e boa sorte na sua nova vida

Haydée Jurema da Rocha disse...

Olá,
Meu nome é Haydée e fiz a cirurgia bariátrica no dia 02 de maio deste ano. Já tenho portanto 6 meses de operada. Graças a Deus minha cirurgia foi um sucesso. hoje como qualquer alimento, desde que em pequena quantidade. Nenhum sintoma desses relatados acima. Nunca vomitei ( exceto forçando quando comia demais nos primeiros dias), o que prova que cada pessoa reage diferente. Portanto, quem estiver em dúvida quanto a fazer ou não esta cirurgia, não desanime! vale muito a pena! Estou 41 quilos mais magra, e o que mais me dá prazer hoje é comprar roupas e acessórios que antes não podia. Adoro ver a cara de admiração das pessoas que me conheciam antes!!!!Costumo dizer que é uma nova vida com muito mais qualidade.

Haydée Jurema da Rocha disse...

Olá,
Meu nome é Haydée e fiz a cirurgia bariátrica no dia 02 de maio deste ano. Já tenho portanto 6 meses de operada. Graças a Deus minha cirurgia foi um sucesso. hoje como qualquer alimento, desde que em pequena quantidade. Nenhum sintoma desses relatados acima. Nunca vomitei ( exceto forçando quando comia demais nos primeiros dias), o que prova que cada pessoa reage diferente. Portanto, quem estiver em dúvida quanto a fazer ou não esta cirurgia, não desanime! vale muito a pena! Estou 41 quilos mais magra, e o que mais me dá prazer hoje é comprar roupas e acessórios que antes não podia. Adoro ver a cara de admiração das pessoas que me conheciam antes!!!!Costumo dizer que é uma nova vida com muito mais qualidade.

Nathália disse...

Olá! Sou nutricionista e tenho encontrado frequentemente pacientes com a SD. Um paciente estava seguindo a orientação que viu no seu blog! Por isso vim te visitar!!
Espero que esteja bem e conseguindo controlar/evitar os sintomas.
Além das orientações da sua endocrino existem outras bem satisfatórias também,incluindo orientações de alimentação saudável!!
Um nutricionista sempre cai bem!! =D
Abçs!! Fique com Deus!

Tati Lacerda disse...

hauhauhuahhuahuhau Olá amigos... Tenho 2 anos de operada e estou aqui rindo muito dos comentarios,pois acabei de comer uma pizza e estou com um damping muito forte.. meu coraçao parece que vai pular da boca... rs
Bem, eu je me acustumei bastante com os sintomas, com 2 anos quase ja sei meu limite, ja sinto e arrepios com doce na hora de parar.. Mas TENHO UMA SOLUÇAO PARA NÓS!!(Ebaaa)
Huahuahauh, depois de muito sofrer com isso, andei lindo o que acontecia com o corpo e então entendi que se eu beber água beeem gelada com gelo e limao no momento do damping eu quebro mais e mais as moleculas de açucar que foram produzidas pelo pão, pela bolacha, pelo açucar dos alimentos.. Comigo funciona muito bem! Entao, água no damping e vamos ser feliz, pq na hora de operar ninguém nos avisou que essa sindrome era quase certeza e que doce pra nós seria um veneno né gente?! Qualquer me coisa se quiserem me mandem um imail, tive contato com muitos medicos gastros e nós podemos tirar muitas duvidas.. bjaao
tatiane.silvina@hotmail...

beta disse...

Olá,já tenho um ano de operada.
a síndrome do dum ping para mim, os sintomas vem com muita cólica seguida de diarreia,tenho tremores horríveis e a sensação de desmaio. passo muito mau.o que fazer nessas horas? ninguém sabe o que fazer para me ajudar, eu gostaria de saber se alguém tem alguma dica para a hora do sufoco.

Diorele disse...

Oi pessoal, fiz cirurgia bariátrica há 9 meses e tenho sindrome do dumping. Mas já consegui me adaptar e saber o que a causa, assim considero que a síndrome é o que auxilia na minha reeducação alimentar, pois por causa dela evito de comer açúcar e carboidratos. Mas no meu caso tbém depende da quantidade, assim, não preciso me privar de comer um pouquinho qdo tenho vontade. não é tipo:: "Nunca mais vou comer isso!", posso comer mas em pequena quantidade. Estou muito bem e a cirurgia foi a melhor coisa que fiz na vida!

Anônimo disse...

Meu nome é Monica e há 5 anos fui submetida a uma gastrectomia total por suspeita séria de GIST. Sofro terrivelmente com a síndrome de dumping desde então, sendo que do segundo ano após a cirurgia venho tendo crises praticamente diárias, não raro acontecerem após TODA refeição. Como pouco e abri mão de muitos alimentos. Outros, são bem restritos. Meu médico não me alertou sobre o problema (até porque a cirurgia não foi uma opção e sim uma medida urgente e drástica para salvar minha vida). fora o desconforto diário, minha saúde vai bem, no entanto me preocupo muito quanto à sobrecarga que as crises podem significar para o meu coração. Meus batimentos cardiacos chegam a 120 por minuto e são longas, mais de 40 min. Eu geralmente "apago" após cada crise e meu corpo demora a se recuperar. Sinto náuseas terríveis, taquicardia, minha pressão cai para 9x6 ou menos e fico incrivelmente cansada e hiperventilando. Tenho 44 anos, ainda quero realizar o desejo de ser mãe mas tenho muito medo de não poder faze-lompor conta das crises e seus possiveis efeitos cumulativos.
Existe algum tipo de remedio para amenizar as crises?
Por favor, quem souber mais sobre formas de atenuar ou prevenir crises, me ajude!

Anônimo disse...

Faz seis meses que fiz a redução. E passo mal até hoje qual a alimentação. Que posso ter ? Não posso comer nada de carboidratos ? me ajudem. Por favor. !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

é infelizmente eu tb já experimentei a síndrome dumping a sensação é horrivel quando sei que vai me dar meu paladar muda ficaamargo tudo que eu como,pricipalmente refri chocolate catchupe molhos vermelhos mas logo eu sei e paro devido o paladar mais ai nao adianta pq vem com tudo,meu marido diz que meus olhos ficam de sensaçao de sonolencia e depois vai indo e acredita ele diz que eu falo muita coisa e diz que eu lavo kk sidrome do falar e dalimpeza ai eu nao me lembro de nada juro de nada nao me lembro de nada... Vao fazer 2 anos de reduçao 75 kilos em off graças a deus mas dumping isso me mata tenho medo ainda pq tenho uma bb de 3 meses e uma filha de 5 anos . Isso bem que um dia podia acabar mas pelo que eu procurei saber vamos carregar isso ao resto da vida affffff.

Toque de Arte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toque de Arte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toque de Arte disse...

Olá, tbém tenho dumping e assim como vc eu como o salgado e depois o doce, ajuda bastante...bj

Angelo Broggio disse...

Olá Gustavo e também para quem se interessar. Sou um paciente oncológico e precisei retirar um câncer agressivo no esôfago, foi uma intervenção igual a bariátrica e como muitas sequelas, descobrimos que sou portador da síndrome do dumpling e sofri muito com as consequências, mas dias atrás descobri um ótimo remédio que me está ajudando muito, muito mesmo. OMEPRAZOL em jejum todos os dias. Comecei com uma cápsula e agora com duas e estou bem melhor. Fica aqui então a minha dica. Boa sorte. Ah, se pude me responda se deu bom resultado, é muito importante para todos nós.

Unknown disse...

As sensações variam de pessoa para pessoa mas em geral dá sudorese, corpo mole, cansaço, sensação de morte, ansiedade, diarréia, dores no estômago e ânsia de vômito. Em média dura 25min e você enfrenta melhor os sintomas se estiver deitado.

Unknown disse...

As sensações variam de pessoa para pessoa mas em geral dá sudorese, corpo mole, cansaço, sensação de morte, ansiedade, diarréia, dores no estômago e ânsia de vômito. Em média dura 25min e você enfrenta melhor os sintomas se estiver deitado.

Unknown disse...

Oi Gente, também fiz a Cirurgia a 18 dias, e ainda não sei se terei ou não a sindrome de Dumping, pois ainda não comi nada doce, ainda estou na dieta líquida, mas me ajudou muito com minha pesquisa sobre o Dumping. Também tenho um blog que estou registrando minhas experiências... Se quiserem conferir segue o link http://meucaminhoatebariatrica.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

TENHO 5 ANOS DE OPERADA ,SEMPRE PASSOU MAL,JÁ OLHEI VARIAS COISAS ,AS VEZES PASSOU MAL


DE PARA NO PRONTO SOCORRO A TE MESMO COM CALDOS ,COMO SURURU .E TENSO ,NOSSO E HORRÍVEL

Unknown disse...

Quer dizer que se tomar meio copo de suco de laranja e tiver dumping e porque tomei o suco errado? Não concordo.

Unknown disse...

Oi,vou fazer dois anos de operada e a síndrome de dumping tá mais intensa,e é um dos transtornos pos bariatrica que ainda persistem,a quase dois anos me submeti a cirurgia utilizando a técnica de fobi com capela aberta,o meu primeiro mesde operada foi fantástico, porém apartir dos dois meses começou meu pesadelo, comecei a perder a memória,e perdi a firmeza das pernas comecei a cair ,pre precisei fazer 122sessoes de fisioterapia,e logo descobri o terrivel dumping,pois nao me orientaram quanto ao dumping,a primeira vez que experimentei tive a sensação que iria morrer,e fiquei sem meu adocante a dois dias e estou tao mal que quase não consegui levantar,mas hj a tarde comprei o adoçante e entrei e dieta zero de açúcar e agora estou melhorando

Unknown disse...

Oi,também fiz a retirada de estomago a um mês, a sua mãe entala quando vai comer?

Unknown disse...

Completei 7 meses de cirurgia, eliminei 35kgs, comparado a outros operados estou abaixo do esperado, meu médico disse que provavelmente meu metabolismo é extremamente lento, e que eu deveria comer mais vezes durante o dia, mas eu morro de medo de comer, pouquíssimas coisas não me causam dumping. Alguns dias chego a ter 3-4 vezes ao dia. É terrível eu tenho sudorese por quase 1 hora, moleza, meu coração entra em taquicardia como se eu tivesse corrido 1 hora sem parar numa esteira, e esse sintoma dura 40 minutos. Algumas vezes ainda vem seguida por diarreia. Em certos dias vou 3-4 x ao banheiro. Olha pra ser sincero estou feliz com o resultado, mas o tanto de dumping que eu tenho, é assim, é extremamente horrível os sintomas, inclusive vim parar nesse fórum pesquisa do no Google formas de parar o sintomas de dumping porque estou no meio de um exatamente agora. Antes de me perguntarem o que eu comi, já adianto que foi uma vitamina de banana com mamão, sem açúcar nem adoçante, só fruta e leite...

Sâmara disse...

Maria Odete vc tem tacardia? Eu fiz a cirurgia a 6 anos e sempre senti isso mas era leve...d 1ano pra cá tenho sentido muito e sinto coração bater muito forte meus batimentos chegam a 120bpm.