segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Avaliação psicológica.

Depois de passar por toda a tenção com os exames médicos, chega a vez de examinar a cabeça. Vários questionamentos me passaram: Será que tenho algum problema? Será que vai dar certo? Será que tenho alguma compulsão? Quais são as perguntas que vão me fazer?

Na verdade, a avaliação foi super tranqüila, o psicólogo da equipe (tai um assunto que preciso falar: a equipe médica) fez uma análise de quais são as minhas expectativas em relação à cirurgia, explicando o que muda e o que não muda após o processo.

Em alguns casos é necessário que o paciente faça acompanhamento psicológico por algum tempo, freqüentando a sessões, assistindo palestras ou então participando de grupos de discussão com pessoas já operadas.

No meu caso, três sessões foram suficientes para ter um parecer, isso não elimina a necessidade de um acompanhamento pós-cirúrgico, o que só vou descobrir de pois da cirurgia. Não precisei participar de palestra ou grupo de discussão mas é um dos processos que tenho interesse em conhecer.

Faço terapia (com um profissional independente da equipe médica) há um ano e meio. Esse "tratamento" me ajudou sobre minha auto-percepção e conhecimento.A terapia me deu maturidade e segurança na decisão sobre a cirurgia, vale à pena.

Nenhum comentário: